Piso de Madeira: Como escolher?
- TACIANA NAKALSKI
- 9 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
O revestimento para o piso é uma das etapas mais importante para qualquer projeto, e o piso de madeira é uma das opções que mais vem se destacando por ser um material nobre que valoriza a casa e garante o toque de classe e elegância a qualquer ambiente.
Mas antes de aplicar um revestimento é necessário pensar em diversos aspectos, como por exemplos, estética, cuidados e manutenção. Pensando nisso montamos um guia simplificado, para ajudar você nessa escolha.
Qual a Diferença entre os Pisos de Madeira?
Existe quatro principais tipos de piso de madeira que você pode utilizar. Cada qual possui o seu estilo, tamanho, aplicação e resistência.
- Piso Pronto de Madeira
Com instalação rápida e prática o piso pronto é fabricado com madeira maciça, não é necessário acabamento e nem raspagem. Para garantir a alta durabilidade, resistência e brilho intenso, o piso pronto recebe nove camadas de verniz e proteção UV.
A principal vantagem que você tem com esta opção, é que você poderá usar o ambiente após três horas da aplicação.
- Assoalho de Madeira
As tabuas de madeira maciça são ideais para pessoas que buscam por mais sofisticação, beleza e versatilidade.
Elas possuem largura determinada e comprimentos variados, a sua instalação é supersimples, porque o material é fixado direto no contrapiso. Porém depois é necessário realizar o acabamento com cera ou verniz.
- Tacos de Madeira
Os tacos de madeira foram desenvolvidos para proporcionar conforto térmico e beleza ao cômodo. Em placas retangulares ele pode ser trabalhado de diferentes formas, sendo muito versátil.
Sua aplicação é feita no contrapiso com uma cola de alta resistência.
- Decks
Produzido com madeiras resistentes como Cumaru e Ipê, o deck é a única alternativa indicada para ser usada em áreas de lazer, piscinas e jardins.
Principais Vantagens do Piso de Madeira:
- Estética
Essa é uma das grandes vantagens da madeira, sua aplicação transmite uma sensação de sofisticação ao espaço, além de criar um ambiente mais aconchegante e confortável.
- Versatilidade
É o tipo de revestimento que se torna ideal para qualquer tipo de ambiente, desde o quarto até a sala de jantar. Também é encontrado em diferentes formas, tamanhos e tipos, o que o torna propício para diferentes espaços.
- Conforto Térmico
A madeira natural apresenta um ótimo desempenho térmico e ajuda a manter a temperatura em diferentes épocas do ano. Ela não absorve o calor em excesso durante o verão e não fica muito fria durante o inverno.
- Valorização
Por ser sofisticado, o piso de madeira contribui para a valorização do seu imóvel, sendo um atrativo interessante na hora da venda.
Principais Cuidados com o Piso de Madeira:
Banheiro, cozinha e área externa, precisam ter um cuidado maior com o revestimento. Como o excesso de umidade no piso de madeira pode prejudicar a sua aparência e durabilidade, não recomendamos para esses ambientes.
Em uma área externa a única opção seria o deck.
Durante a limpeza dos pisos de madeira, prefira uma vassoura com cerdas macias ou um pano levemente umedecido. A limpeza pode ser feita diariamente, porém nunca encerado.
Um piso de madeira bem cuidado tem a durabilidade de 20 a 30 anos. O ideal é que na porta de entrada sempre tenha um tapete para a limpeza dos sapatos, assim evita que risque o piso. Lembre-se: cadeira de rodinhas, malas e arrastar móveis também vão influenciar na longa durabilidade.
Gostou da nossa dica? Ficou com alguma duvida? Acompanhe nossos projetos via Instagram ou entre em contato conosco via WhatsApp.
Comments