top of page
  • Foto do escritorTACIANA NAKALSKI

Projeto luminotécnico na arquitetura comercial

A iluminação do ambiente deve ser pensada estrategicamente, pois influencia na tomada de decisão dos consumidores.



Cartório projetado pela arquiteta Taciana Nakalski. Crédito: Lucas Ferreira.


Na arquitetura comercial a iluminação carrega um propósito ainda maior que o apelo estético e o conforto visual, uma vez que influencia na tomada de decisões dos consumidores. A incidência de luz no ambiente pode impactar comportamentos de inúmeras formas mensuráveis, conforme apontam inúmeros estudos e pesquisas do marketing.


Um desses estudos foi realizado pela Kellogg School of Management, escola de negócios da Universidade Northwestern nos Estados Unidos. A pesquisa demonstrou que a iluminação pode alterar a probabilidade de uma pessoa tomar decisões prazerosas. O ser humano se sente menos conectado aos outros no escuro, sendo assim, dá menos importância para o que terceiros pensam e prioriza o que realmente tem vontade. Esse é apenas um dos efeitos psicológicos que a incidência de luz provoca.


Além dos clientes, a luz de projetos comerciais e corporativos também afeta os colaboradores. Os funcionários costumam passar um terço de seus dias no local de trabalho e, caso a iluminação não seja pensada estrategicamente, pode diminuir sua produtividade. Até mesmo a combinação entre luzes e cores no ambiente interfere na execução de tarefas. Por exemplo, luz fraca e paredes escuras causam a sensação de cansaço. Por sua vez, iluminação clara e tons muito fortes podem saturar o ambiente, incomodando e ferindo a visão.


O projeto luminotécnico também precisa estar em harmonia com a identidade visual da marca, além de explorar pontos de iluminação indireta para transmitir aconchego e apostar em itens como pendentes e luminárias para acompanhar as tendências do mercado de decoração. Para criar um estabelecimento com a luz ideal, que proporcione a melhor experiência aos frequentadores do local, a escolha certa é contar com um especialista - não só em arquitetura comercial, mas também em iluminação para desenvolver o projeto.


Lighting Design

A especialidade trabalha com a ergonomia visual, levando soluções aos espaços. Em tradução livre, Lighting Design significa desenho de iluminação. Na disciplina criativa, o profissional aprimora suas habilidades para que a luz seja explorada da melhor possível em um projeto, aliando estética e forma.


O Lighting Designer elabora um conjunto de ações para ressaltar os destaques do projeto e minimizar as possíveis falhas do espaço, criando condições para a entrada adequada de luz no ambiente. Com base em importantes pilares, como tecnologia e sustentabilidade, o profissional considera aberturas, cortes na estrutura, uso de vidros e outros elementos que colaboram para a otimização da iluminação.


Pode-se dizer que esse especialista define os efeitos de iluminação de um projeto. Quando explorar a maior incidência de luz natural, quando aplicar a luz artificial e quando equilibrar as duas no mesmo espaço. O impacto dessa combinação gera resultados, muitas vezes surpreendentes, que podem se tornar o grande destaque do local.


Aliando expertise técnica e decoração afetiva na concepção da iluminação de seus projetos, a arquiteta Taciana Nakalski é pós-graduada em arquitetura de interiores e lighting design, além de vasto portfólio em projetos comerciais. Saiba mais em www.tnarquitetura.com.br.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lavabos com Estilo: Funcionalidade e Sofisticação

Se você está no planejamento de uma obra, de construção ou reforma, não esqueça do cartão de visitas da casa. O Lavabo é um ambiente que precisa ser pensado para atender e agradar aos hóspedes e as pe

bottom of page